Testes em animais: crueldade em nome da Ciência


[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sG6ljC8lRc0]

Coelhinho da páscoa que trazes pra mim? Um rímel, dois rimeis, três rimeis assim.

A paródia pode não ser das melhores, porém tem um fundo de verdade. Ainda no século XXI, quase todas as experiências científicas são realizadas em animais, incluindo as que testam cosméticos, perfumes, cremes, sabonetes etc.

As empresas de cosméticos justificam os testes alegando a necessidade de medir a toxidade dos produtos e de garantir que não cause danos à saúde humana.

Os coelhos são os animais mais usados nos testes Draize, que são testes de toxidade. Nos testes para irritação dos olhos, o produto é aplicado diretamente nos olhos do animal, geralmente durante uma semana. Neste período os olhos são mantidos abertos o tempo todo, através de usos de clipes de metal.

Para evitar que os animais se mutilem ao tentar remover os clipes ou o produto dos olhos, eles são mobilizados em um suporte, deixando a cabeça protegida. Durante os testes os animais podem sofrer dor extrema, mutilação e frequentemente ocorrem cegueiras. No final, os animais são mortos para verificar se houve algum dano interno causado pelo produto.

Muitas empresas têm demonstrado preocupação com a causa, e têm buscando alternativas para fabricação de cosméticos livres de testes em animais em todas as etapas da fabricação, desde os ingredientes ao produto final.

O Projeto Esperança Animal – PEA, uma organização brasileira sem fins lucrativos, divulgou uma lista de empresas nacionais que não testam seus produtos em animais.

É bom dá uma olhada também na lista de produtos de origem animal que podem ser facilmente substituídos por outros de origem vegetal.

Related Posts with Thumbnails
Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook
  • http://www.conscienciacomciencia.com.br/ Daniela Lima

    Bem, o assunto é complicado!! Sou contra o uso de cobaias para banalidades, mas em medicina o caso é mais complicado!! Sempre digo, todo mundo quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer!!!
    Medicações, estudo de tumores, transplantes… não vejo outra forma para ciÊncia!! Vai ter que usar em um ser vivo!!
    Se alguém que vocÊ ama, estivesse com alguma doença muito grave, e a medicação para curá-la ou minimizar sua dor, precisasse de testes em animais antes de poder ser comercializado e tals, o que vocÊ faria??
    Se fosse possível ter dado o fígado de um outro animal para que minha mãe sobrevivesse ou que isso fosse testado antes em outra cobaia… eu não pensaria 2 vezes para ter salvado a vida dela!
    Para pensar…

    • Laura Edwiges

      Voce poderia ter doado o seu,…acho que nada justifica esse tipo de crueldade,,,se os cosmeticos e remedios sao para serem usados em seres humanos, que sejam testados tambem em seres humanos.

      • Caroline

        Laura, cobaias humanas são proibidas desde a 2ª Guerra Mundial, desde que os nazistas usaram os judeus para testes em nome da ciência…querendo ou não isso é questão de ética. Pense bem, quem seria usado nos testes? A escória da sociedade. Pobres, mendigos, presos…isso é tão cruel quanto fazer testes em animais!

  • Danilo Rocha

    Pode parecer radicalismo, ou até mesmo insensibilidade, mas se é uma doença humana, e o remédio será de uso humano, por que não testa em logo em seres humanos?

    • http://www.conscienciacomciencia.com.br/ Daniela Lima

      okkkk Danilo … espero que vocÊ tenha filhos saudáveis e que nunca precisem ser testados em laboratórios na busca de uma cura… mais um texto para reflexão!!

      http://scienceblogs.com.br/brontossauros/2007/11/o-fim-do-uso-dos-animais-em-laboratorio.php

      Acho que só sentindo na pele para entender certas coisas… cada um com sua opinião!

      • Danilo Rocha

        Cada pessoa tem uma história, e é com base nela que construímos nossas opiniões. Por isso que acho absurdo que sejam gasto milhões em pesquisas para fazer um perfume, e não em investir em pesquisas para acabar com os usos de animais em testes científicos. Me parece grande hipocrisia também, proibir ou ser contra o uso de células-tronco em pesquisas, e ser a favor de animais, ao contrario destes as células, não sentiram dor, muito menos sofrimento. Como você mesmo disse, só sentindo na pele, ou pêlo, para entender certas coisas.

    • GISELLE

      Daniela a questão é muito simples, um dia vc ou alguém que amamos muito vai presisar de socorro que anteriormente foi testado em um pobre animal. Mas a situação também vai ser bem simples, possivelmente a medicação só vai dar um empurraõzinho na chegada do cachâo. Sabe pq? PORQUE NÃO SOMOS ANIMAIS SUA IDIOTA, E POUCO OU NADA ADIANTA SACRIFICAR ESSES CORPOS TOTALMENTE DIFERENTES DO NOSSO! ja existem pesquisas sobre isso. Na verdade, cada um nesse mundo terá o fim certo e nossas açoes hoje vão JUSTIFICAR NOSSO SOFRIMENTO NA NOSSA PARTIDA.

  • http://biologiaemlibras.blogspot.com/ Pedro Witchs

    Parabéns, Danilo, pela postagem!

    Esse é um tema pelo qual me interessei muito no início da minha graduação, pois eu temia enfrentar atividades práticas nas quais poderiam ser usadas cobaias. A boa notícia é que meu curso tem uma política em relação a isso e em nenhum momento, até agora, eu precisei sacrificar/vivisecar um animal. Não posso dizer o mesmo dos laboratórios que trabalham com pesquisa em animais na universidade, enfim…

    Onde quero chegar é que, devido esse meu interesse, consegui ler muito sobre a temática do uso de animais no ensino e na ciência e posso dizer com certeza que existe recursos tão bons quanto e até mais garantidos. Testes de toxicidade, por exemplo, são três vezes mais garantidos se aplicados em tecidos celulares in vitro. O próprio caso da geração talidomida: um monte (não sei a quantidade média) de pessoas nasceram sem que seus membros se desenvolvessem durante a gestação porque suas mães tomavam talidomida (um remédio para enjoo) enquanto grávidas. A resposta da empresa? “Fizemos todos os testes necessários em animais e em nenhum deu esse resultado”. Aí está a grande questão: somos tão diferentes de animais ao ponto de os usarmos em testes cruelíssimos, mas ao mesmo tempo tão semelhantes ao ponto de aplicarmos esses testes com intuito de prever um resultado em humanos. Eu me espanto com tamanha sabedoria científica.

    Também não posso deixar de comentar do uso de animais no ensino, principalmente na formação de profissionais da área da saúde. Todos os anos coelhos são sacrificados em cursos de Medicina para que os alunos revejam um conhecimento que já é sabido pela Ciência. Aplica-se uma substância no coelho e se observa ele morrer. Pronto. Qual é o objetivo pedagógico desse procedimento de repetição? Eu diria que o objetivo é perda de tempo, né? Fala sério…

  • http://www.azedinho222000@yahoo.com.br Hermes Almeida

    Sim a PEA tem sua lista de diversas empresa nacionais de produtos mais esse animal chamado coelho foi o escolhido para comemoração da pascoa, no momento ele sofre as concequencias de um marte. Diante disso tudo indica que a sua especie estará em extinção e será estinta deste planeta logo em breve. Este animal tão simples tambem só é lembrado no periodo da pascoa pelas empresas de marketing pelas vendas de seus magnificos chocolates.

  • Pingback: Coelhinho da páscoa que trazes pra mim? Um rímel, dois rimeis, três rimeis assim. «

  • http://www.smasherblog.com Lúcio Tadeu

    Queria ver se fosse com eles ¬¬’,
    Mais que merda o que o coelho fez, testa essa merda em bandido filho da puta.
    Imagina monte de marmanjo na cadeia com maquiagem aeuioaeuiouioaeuioae

    • Caroline

      Hoje o regime está mais ou menos e a maioria dos presos é realmente culpada…mas se voltar a ditadura e voltarmos a ter presos políticos, pessoas perseguidas por sua posição partidária? “Bandido filho da puta” é só uma questão de perspectiva rs

  • Gabii

    tenho mais dó de animais do qe de gente :s
    acho ridiculo essa merda de fazer essas porrás desses testes em animais; Um foda-se pra esses FDP do caralho qe fazem isso; Qe morram todos do mesmo jeito qe mato tantos animais por ai ;) #revoltsdetected.

  • Marcelo_muriel

    Acho um absurdo fazer esses testes em animais, uma crueldade sem tamanho.
    Por isso apóio orgãos de defesa dos animais, assim como nós temos direitos, os animais também devem ter.

  • Ingrd Nathalya

    Um bichinho inofensivo que só que viver e ser livre não quer machucar ou causar sofrimento a ninguém ser pego de surpresa  no seu propio habitat (sua propia casa) e ser levado para um laboratório para ficar trancafiado em uma gaiola sem poder correr sem poder viver e só sofrer de dor .O bicho seja de qualquer especie cavalo,coelho,cachorro, macaco e etc… tem sentimentos como qualquer pessoa ele sente dor felicidade tristesa e muito mais. o bicho e igual a nós a unica diferença e que o bicho não tem a ganancia a inveja não e ruim como alguns ser humanos. então um bichinho não merece ser uma cobaia, um escravo de dor .ele merece ser livre e feliz .