É dia de comemorar, mas nada de fogos!

Hoje é um dia especial pro “E esse tal meio ambiente?”, pois chegamos ao TOP 3 do Prêmio TOP BLOG, através da votação do Júri Acadêmico. Hoje é um dia para ser comemorado, um dia para brindarmos, um dia para soltarmos fogos! Opa! Soltarmos fogos? Não!!!

Essa prática de comemorar datas especiais soltando fogos de artifício é uma tradição forte, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo, tendo a China como o berço da pólvora e também da pirotecnia, revelados em A história dos fogos de artifício.

Em nosso país, possuímos várias ocasiões onde os fogos de artifício têm grande destaque: carnaval, festas juninas, encerramento de eventos esportivos ou não (feiras, rodeios), reveillon, shows, entre outras. Isso proporciona uma espetacular beleza plástica ao evento, entretanto os fogos de artifício, muitas vezes, ocultam seus malefícios enquanto o brilho e os sons distraem os olhos e ouvidos das pessoas.

 Muitas fábricas de fogos são clandestinas e funcionam na ilegalidade utilizando mão de obra escrava e trabalho infantil. Assim, não são raras as vezes que tomamos conhecimento de acidentes em fábricas dessa espécie.

 Outro fator negativo acerca dos fogos de artifício é referente aos impactos ambientais dessa atividade. Segundo o site português Ambiente os principais impactos são:

  • Milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) são espalhadas pelo ar; e assim aumentam as emissões para a atmosfera;
  • o foguete em si liberta estrôncio, uma perigosa substância tóxica;
  • a sua queda pode provocar incêndios;
  • forte poluição sonora (120 decibéis – limiar da dor)
  • assustam as aves e outros animais que mudam os seus comportamentos, alterando a rotina e, muitas vezes, provocando a migração.

 E é com base nesses impactos ambientais que o COI (Comitê Olímpico Internacional) estuda proibir o uso de fogos de artifício nas cerimônias de abertura e encerramento dos próximos Jogos Olímpicos.

Em entrevista ao globoesporte.com o presidente do COI diz que essa proibição ainda não é concreta, mas afirma que o assunto será estudado seriamente. A alternativa proposta é a utilização de iluminação, como por exemplo: laser e projeções.

Esse é um tema que pode provocar muita polêmica, visto que se a proibição ocorrer, poderá afetar outras festas tradicionais, como as festas juninas no nordeste do Brasil e a queima de fogos na passagem do ano no Rio de Janeiro.

Entretanto, vemos que a cada ano, mais e mais toneladas de fogos são utilizadas, na mesma proporção que aumentam as emissões de gases na atmosfera. Talvez não seja o caso de proibir totalmente o uso de fogos, mas minimizar o seu uso e integrar efeitos de luzes ao espetáculo.

É possível comemorar datas sem prejudicar o meio ambiente, basta se conscientizar!

Orkut Scraps Fogos De Artificio

 

Figurar entre os três primeiros colocados do Prêmio TOP BLOG 2010 é uma grande honra e motivo de orgulho para nós, pois só quem convive (mesmo que virtualmente) com os autores, sabe o quanto cada um se esforça para manter o blog atualizado e digno de chegar à final desse prêmio. 

PARABÉNS a todos os autores e em especial ao Diêgo Lôbo que foi o idealizador do blog!

Related Posts with Thumbnails
Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook
  • Pingback: Vitor H. Shintani

  • Pingback: Vitor H. Shintani

  • Pingback: Censo das Eco Redes

  • Pingback: Censo das Eco Redes

  • Adriana

    Parabéns para todos!!!!

  • Pingback: Vitor H. Shintani

  • Pingback: Vitor H. Shintani

  • Diêgo Lôbo

    Estou muito feliz. Muito obrigado por divulgar, vitor. Essa é uma conquista de todos… parabéns! Esperemos pelo resultado final agora…

  • http://www.umnovomundo.org Raphael Augusto

    É triste saber dessa realidade dos fogos (mas parabens pra voces, ehehe)

    Moro em Lagoa da Prata-MG, ao lado de Santo Antonio do Monte-MG, que é a capital sul-americana dos fogos de articio. A economia da cidade toda gira em torno da pirotecnia. Porem, é muito ruim saber sobre seus males, que além desses citados, tem o fato de ser um trabalho mto perigoso, com mtos acidentes e quase sempre mortes!

  • Pingback: Um ótimo 2011, de conquistas e felicidades! Feliz Ano Novo! | E esse tal Meio Ambiente?

  • Thâmily

    Adorei o assunto!
    O fato do meu cachorro ter fugido na véspera do ano-novo por medo dos fogos, me fez questionar isso… Milhares de animais sofrem com este ato e já passou da hora de nos conscientizarmos! Além do terrível lixo que fica espalhado por aí… Tô fora!
    É REALMENTE IMPORTANTE A QUEIMA DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS EM FESTAS DE FINAL DE ANO OU QUALQUER OUTRA COMEMORAÇÃO? PRA QUEM?

  • Snlacerda

    As pessoas podem ser felizes e comemorar muito, mas sou totalmente contra a queima de fogos.
    Muitos falam da bebida, do fumo, das drogas e esquecem desta poluição sem sentido, além de que alguns vão comemorar e deixam para tras seu animal de “estimação”. Eles também sentem medo, solidão, dor… Ainda podemos mudar!!!

  • Ady Marqques

    ESTOU ASSUSTADA COM MUITA RAIVA DAS PESSOAS QUE SOLTAM FOGOS O DIA INTEIRO NA MINHA CIDADE será  QUE NÃO TEM ALGO MELHOR A FAZER MINHA CADELINHA NÃO AGUENTA MAIS ISSO!!!! PETRÓPOLIS-RJ