E a construção de Belo Monte começa

A primeira ordem de serviço para a construção da hidrelétrica de Belo Monte foi dada na última segunda (21), segundo informações do colunista Lúcio Flávio Pinto, do Portal Yahoo! Brasil. Belo Monte será a quarta maior hidrelétrica do mundo, cujo orçamento inicial de construção era de R$ 14 bilhões, atualmente já passa os R$ 25 bilhões.

A licença parcial, instrumento que autorizou a instalação do canteiro de obras da hidrelétrica, foi dada de forma polêmica pelo IBAMA, aliás como tem sido tudo relacionado à obra.  Este instrumento não existe no direito ambiental brasileiro.

Ainda no Portal Yahoo Brasil!, o colunista faz uma análise a respeito da participação do governo e das empresas privadas na construção da hidrelétrica. Segundo ele, Belo Monte seria construída com recursos privados, investido pelas concessionárias, mas isso não é o que vai acontecer.

A construtora Camargo Corrêa e a Odebrecht deixaram de ser investidoras para ser apenas empreiteiras no projeto.  O empreendimento ficará por conta de empresas estatais, sócias majoritárias no projeto, e o financiamento será feito pelo BNDES.

Segundo Pinto, a mudança de postura da Camargo Corrêa e a Odebrecht não foi à toa, elas concluíram que a Belo Monte não é um bom negócio, e a única forma de ganhar dinheiro com a obra é a construindo, e não administrando seu produto, a energia.

O que não é uma conclusão difícil de chegar. A hidrelétrica trabalhará grande parte do ano com apenas 40% de sua capacidade nominal, que é de 11 mil megawatts,  um rendimento abaixo da média nacional.

Só o governo brasileiro não enxerga que a hidrelétrica de Belo Monte é um mal negócio, não só nos aspectos financeiros, mas principalmente nos ambientais. Ou talvez já tenham percebido isso, e a construção de Belo Monte seja apenas uma forma de entrar definitivamente com o “desenvolvimento” na Amazônia. E não precisa ser nenhum vidente para prever que o resultado disso não será nada bom.

Related Posts with Thumbnails
Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook
  • Denis

    Ate que en fim vai começar demorou foi muito pra começar.
    agora desenvolve a região e teremos mais energia para novas industrias.

    • Aline Brisola

      Vc é louco???
      Não percebe a tragédia que isso vai causar???

  • Assd

    progresso e energia para manter o crescimento da economia !
    os ambientalistas deviam olhar as prioridades especies morrem todos os dias
    a maioria delas sem interferencia do homem !

    • Jorge Brandao

       Abra a sua cabeça cara! Isso é teatro de banqueiro. Globalização só enriquece os ricos e deixa em seu rastro destruição, miséria, guerras, ditaduras. É coisa de psicopata! Esse modelo de crescimento constante/lucors maiores a cada ano é completamente inviável. O que vem pela frente é mas horrível ainda. Imagine voce China e India que totalizam mais de 4 bilhões de consumidores em potencial (mais ainda de gente que vai crescer e consumir). Todo esse povo comprando carros, ar condicionados, plásticos… Se a gente já tá fritando agora, imagine em 10 anos! Há apenas 5 anos só havia bicicletas nas ruas de Pequim. Agora os congestionamentos são tão grandes que nem o adicional de 250km de novas linhas de metrô vão ser suficientes. Imagine isso? Daí voce multiplica exponencialmente. É o que nos espera em mais 5 anos! A gente tem que mudar esse rumo já!

  • Voz a 0db

    Os que falam de papo cheio são aqueles que eu gostava que estivessem a viver naquela zona e que dela dependessem… aí é que eu gostava de os ouvir a cantar à galo!

  • XBOXX

    ELA DEMOROU A SER INICIADA, PORQ TINHAM Q DIVIDIR O SUPERFATURAMENTO DAS OBRAS…UMA OBRA DESSE PORTE VAI ENRIQUECER MUITOS CORRUPTOS….PRA VARIAR…

    • Jorge Brandao

       Garantido e não pára aí! Pode ter certeza. Essa foi apenas o pezinho na porta!

  • Gabriel

    Só voces ecochatos nao veem que belo monte é sim um otimo negocio. Sem ela, vamos sujar a matriz energetica mais invejada do mundo, baseada quase completamente em hidreletricas, algumas das maiores do mundo. Esse projeto vai ser otimo para o brasil, com ou sem lucros. Espero que va tudo bem.

    • Jorge Brandao

       Espero que vc nasça índio Xikrin na próxima!

  • http://www.essetalmeioambiente.com Harlan Rodrigo

    Isso nunca deveria ter começado. Não vai levar desenvolvimento nenhum pra região. É inconcebível pensar hoje em desenvolvimento ou crescimento econômico sem levar em conta as questões sociais e ambientais, não podemos mais deixar que esse modelo se reproduza assim sem nenhuma capacidade crítica sobre eles. Se temos alternativas melhores e mais viáveis, inclusive, por que não investir nelas? As grandes empreiteiras serão as mais beneficiadas por essa construção, sem contar toda uma cadeia de pessoas que se beneficiarão com os esquemas de corrupção.

    Rapaz, nenhum modelo de nada que se baseia em somente uma coisa, no caso a matriz energética hidrelétrica, é inteligente, na verdade é burra, pq, como vimos há tempos atrás, quando temos qualquer tipo de problema grande relacionado a chuvas ou consumo excessivo de energia, o sistema entra em colapso. A melhor forma é diversificar. E energia hidrelétrica nunca foi e nunca será uma energia limpa, nem socialmente nem ambientalmente.

  • Jheicerenesto

    http://www.movimentogotadagua.com.br , essa tal energia suja !

  • Jorge Brandao

    Danilo, Monte Belo é o pé na porta! 100% certo que não pára aí! Os banqueiros não podem permitir um Brasil sem dívidas! É coisa de psicopata! Esse projeto tem que parar já!!!!!!!!!!!

  • Jorge Brandao

    Sabe de quem é a cupla? Jesus Cristo! Nunca deveria ter pedido ao Pai que os perdoasse porque não sabiam o que faziam! Deveria ter dito: Pai me tira dessa m… e fulmina esses fdps já! O mundo 2000 anos depois acho que teria sido bem mais tranquilo! Talvez isso rolou em algum universo paralelo? Como chego lá?!

  • #ruute

    nossa isso é um absurdo,Dilma deveria repensar sobre esse assunto,pois se ela estivesse na situação das pessoas que vivem e se mantem do rio Xingu ela não iria concordar com essa contrução.
    Promessas de um pais melhor,como é que pode ter um pais melhor fazendo uma barbaridade dessa ?