Ano Internacional da Floresta – 2011


Em 2010 comemoramos o Ano Internacional da Biodiversidade, que contou com diversos eventos, inclusive um deles abordado aqui no blog a COP -10 (a décima Conferência das Partes que tratou sobre a Convenção sobre a Diversidade Biológica – que como já sabemos não deu em muita coisa). Já 2011 será o Ano Internacional das Florestas.

A data e o tema são iniciativas aprovadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que tem como principal objetivo esclarecer para todos a importância das florestas e de seu manejo sustentável na redução da pobreza. A programação contará com atividades internacionais, coordenadas pelo Fórum de Florestas (UNFF) e organizações da ONU, além de eventos nacionais.

Segundo documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para facilitar a realização dos objetivos deste Ano Internacional, o secretariado do “Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas” propõe as seguintes atividades difusoras:

1.Logotipo do Ano Internacional das Florestas – 2011: O logotipo oficial foi idealizado por designers gráficos e desenvolvido em colaboração com o Departamento de Informação Pública da Secretaria Geral. Recebeu aprovação do Conselho de Publicações das Nações Unidas, tendo sido apresentado publicamente em todos os idiomas oficiais da Organização. Tem como tema “Florestas para o povo“, exaltando o papel das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.

2. Site do Ano Internacional das Florestas – 2011: O site fornecerá uma plataforma on-line a todas as informações relativas ao Ano.

3. Porta-vozes ou mensageiros das florestas: Pessoas que ocupem lugares de liderança nas comunidades foram selecionadas para atrair a atenção da mídia, dando maior visibilidade à causa das florestas, sensibilizando para aumentar o apoio da população a essa causa.

4. Coleção de selos sobre o Ano Internacional das Florestas – 2011: Foi desenvolvida uma coleção de selos comemorativos para colaborar com a “Secretaria do Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas”. Esta coleção será apresentada na inauguração oficial do Ano Internacional das Florestas, nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2011, em Nova Iorque.

5. Concursos Artísticos, Cinematográficos e de Fotografia: Organização de eventos on-line para homenagear aqueles que expressem através das artes plásticas, fotografias, filmes e curtas-metragens a idéia de que as florestas são para o povo.

6. Anúncios de interesse público e curta-metragens promocionais: Existe a produção de um curta-metragem e alguns anúncios de interesse público que serão distribuídos em todo o mundo em diversos idiomas, a serem transmitidos pela televisão e outras mídias, incluindo espetáculos teatrais gratuitos em que se possa transmitir idéias e fomentar ações em prol das florestas.

7. Diversidade biológica das florestas: Em colaboração com a “Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica” estuda os âmbitos em que possa haver sinergia entre o Ano Internacional da Biodiversidade, 2010 e Ano Internacional das Florestas – 2011. Entre as atividades se incluiu a organização de um “ato de ligação dos Anos” que fará parte da cerimônia de encerramento do Ano Internacional da Biodiversidade, que será realizada em dezembro de 2010, no Japão.

8. Zonas Úmidas e Florestas: A Convenção de Ramsar[1] escolheu o lema “Os pântanos e florestas” Dia Mundial das Zonas Úmidas para 2011 em homenagem ao Ano Internacional das Florestas. “A Secretaria do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas” colabora atualmente com a “Secretaria da Convenção Ramsar” para a produção de um documento sobre as zonas úmidas e florestas para o Dia Mundial das Zonas Úmidas 2011.

Panorama dos biomas brasileiro

O Brasil, possuidor de grande parte de florestas do mundo, conta com biomas como: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, sendo a Amazônia, o de maior extensão, o Pantanal, de menos que juntos ocupam  mais de metade do Brasil: o Bioma Amazônia, com 49,29%, e o Bioma Pantanal, com 1,76% do território brasileiro. (Dados do Mapa de Biomas do Brasil – IBGE, 2004)


Comemorações
Na Alemanha, o Ano das Florestas 2011 será organizado por autoridades florestais federais e estaduais, e pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor (BMELV). Já em Portugal a comemoração será coordenada pelo Secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro. No Brasil ainda não saiu um calendário com a comemoração.


[1] A Convenção de Ramsar ou Convenção das Terras Húmidas é um tratado intergovernamental cuja missão é a conservação e uso correcto das terras úmidas através da acção nacional e cooperação internacional como meio de se alcançar o desenvolvimento sustentável em todo mundo.

Related Posts with Thumbnails
Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook
  • Viktor

    Creio que no Brasil nao há o que comemorar quanto a politica deste governo. Em verdade dada as queimadas na Espanha e em Portugal tbm creio que nao haja muito o que eles comemorarem, embora pelo menos tenho um maior aparado de proteçao.
    A Alemanha nao estou a par de como estao sendo revigoradas as florestas q foram dizimadas nos seculos passados.

    A data é importante, parabens pelo artigo.

    • Adriana

      Mas ao menos poderíamos ver mais ações a favor do meio ambiente. Ainda temos que progredir em relação à esses assuntos.
      Obrigada pelo comentário!

  • http://twitter.com/rafaelbiscaro/status/7125612619632640 Rafael Biscaro

    RT @essetalmeioamb_: Ano Internacional da Floresta – 2011 http://goo.gl/fb/PvcRk

  • http://twitter.com/mapaecorede/status/7132479504785408 Censo das Eco Redes

    Ano Internacional da Floresta – 2011 http://bit.ly/dRwg1z via @essetalmeioamb_

  • http://twitter.com/ianzinho/status/7132937958989824 Ian Tiago

    RT @essetalmeioamb_: No blog: Ano Internacional da Floresta – 2011 http://migre.me/2qKn4

  • http://twitter.com/lisevives/status/7138411638947841 Lise da Rocha Vivès

    RT @mapaecorede: Ano Internacional da Floresta – 2011 http://bit.ly/dRwg1z via @essetalmeioamb_

  • http://twitter.com/jeanmedeirs/status/8727809283325952 Jean Carlos

    2011 – Ano Internacional da Floresta! – http://essetalmeioambiente.com/?p=3800

  • http://twitter.com/marcellim/status/8896916007944192 marcellim

    Ano Internacional da Floresta – 2011 : http://tinyurl.com/2vzdsyw

  • http://twitter.com/melisanx/status/9188742216548352 Mônica Elisa

    RT @marcellim: Ano Internacional da Floresta – 2011 : http://tinyurl.com/2vzdsyw

  • Pingback: 2011 - O Ano das Florestas | LCA promo

  • Joao Carlos

    Muito Bom!

  • Joao Carlos 6º6

    Não gostei!

  • Walter Hauer

    A festa vai ser dos ecoheróis, os flanelinhas verdes das florestas alheias. Quem preservou florestas nativas, vai continuar com a lição pedagógica imposta pelo eco terrorismo, anulação de direitos, da dignidade até entregar o imóvel bem barato para os invasores estrangeiros, como a máfia verde da WWF na sua busca de monopolizar manânciais de água, e praticar a limpeza humana nas regiões de seus interesses. Eles sim que vão ganhar dinheiro público com a preservação, aquele que foi negado aos brasileiros que preservaram por gerações. veja no blog mataalheiamamatanossa.blogspot.com e leia a narrativa fática.

  • Carlos Alberto

    Qual é o significado do logotipo do Ano Internacional da Floresta-2011?

  • Naosei

    e 2012 vai ser o ano de que?

  • Biabruno_amajesus

    nao achei muita graça  falta mais explicaçao!

  • Roberto Façanha

    Ótimo texto Adriana.
    Cuidar do meio ambiente é acima de tudo valorizar a vida. Pensando nisso a ECOCITY Soluções Ambientais do Paraná, criou uma importante ferramente de Gestão Ambiental, o PROGRAMA BITUCA ZERO.Só em Curitiba são descartados diariamente 5 milhões de bitucas. Elas, poluem nossas ruas, praças e principalmente nossos rios. Estudos demonstram que 20 bitucas tem o mesmo efeito poluidor de 1 litro de esgoto doméstico.Isso é muito! O PROGRAMA BITUCA ZERO além da instalação de coletores especiais, realiza a coleta semanal e destina todo o resíduo para a reciclagem 100% ambiental.BITUCA ZERO: O MEIO AMBIENTE AGRADECE!Conheçam mais do nosso trabalho no site:www.ecocitybrasil.blogspot.comObrigado.Roberto Façanhaecocitybrasil@gmail.com

  • S-lima-barbosa

    observei que estamos vivendo num mundo de destruiçao  por todos lados

  • Keilanunessantos

    Acredito que não podemos desistir dos nossos objetivos,ou seja não podemos deixar de lutar,tudo isso perdence a nós e um dia pertencerá a nosso filhos,netos e etc.Vamos cuidar do que nós ja destruimos….

  • Marcos Aurélio

    Estou impressionado com o Texto, pois não poderia ser melhor, pois realmente em cada palavra lida nesta matéria, vemos verdadeiramente a necessidade de se fazer conhecida, a impotancia das Florestas seja de âmbito Nacional / Internacional para toda população de um modo geral.
    Aproveito e deixo aqui os parabéns para seus organizadores de forma geral.

       Marcos Aurélio – Poços de Caldas / MG