1, 2, 3 e fogo!

Incêndio no Centro-Oeste do Brasil - Foto: Marcello Casal/ABr

O homem esteve, está e  - acredito – sempre estará em busca da sabedoria e conhecimento. Uma das maiores – e fascinantes – descobertas da humanidade foi um dos “quatro elementos” presentes na natureza: o fogo. Conta a mitologia grega que o fogo foi trazido a Terra por Prometeu, discípulo de Zeus. Este, furioso ao descobrir o que o pupilo havia feito, o puniu amarrando-o no cume do monte Cáucaso com um abutre lhe comendo as entranhas por 30.000 anos. O fato é que hoje ele é um elemento essencial para o desenvolvimento da civilização, mas até que ponto devemos usá-lo?

Vimos recentemente as imagens dos grandes incêndio na Rússia, que já dura semanas, vitimou centenas de pessoas e, como se não bastasse, ameaça espalhar as partículas radioativas da catástrofe de Chernobyl. Ficamos estarrecidos com o incêndio que devasta diariamente o estado do Mato Grosso e já consumiu mais da metade do Parque Nacional das Emas, em Goiás.  Segundo o INPAInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia devastado pelo fogo, a recuperação do cerrado pode demorar de 100 a 200 anos (!!).

Nesta fria época do ano, a escassez de chuvas, baixa umidade relativa do ar e os fortes ventos são a combinação perfeita para alastrar as labaredas. Os satélites que monitoram os incêndios no Brasil registraram, nos primeiros 14 dias de agosto deste ano mais de 90 mil queimadas. No mesmo período do ano passado foram 17 mil, um aumento de mais de 500%.

Dados acusam que, em apenas um dia, os bombeiros da cidade de São Paulo chegam a atender mais de 300 (!!) ocorrências de chamadas relativas a focos de incêndio. A maioria deles ocasionados por balões, bitucas de cigarro, queima de lixo e para “limpar” terrenos baldios. Por mais que se bata sempre na mesma tecla o quanto isso é perigoso e prejudicial pra todo mundo, algumas pessoas continuam a tomar esse tipo de atitude irracional.

Devemos saber que qualquer matéria em combustão produz o famigerado CO2 – maior causador do efeito estufa e grande responsável pelo aquecimento do globo terrestre – e, espero, isso você já saiba. Alguns dados mostram o Brasil como o 4º país que mais emite dióxido de carbono do mundo e, ainda de acordo como eles, mais de 70% vem das queimadas ocorridas na Amazônia para ampliação de pasto e plantio de soja. Além da emissão de gás na atmosfera, os incêndios também produzem a fumaça responsável por grande parte das doenças respiratórias, prejudicando o solo e comprometendo a biodiversidade do lugar, matando pássaros,  abelhas e diversos outros polinizadores, que são fundamentais na manutenção da fauna e flora.

E tudo isso para quê? Vale a pena?
Será que Zeus ao castigar Prometeu sabia que os homens, ao receber a dádiva de dominar o fogo, perderiam sua consciência e o usariam sem levar em conta o ambiente que os cerca? Se sim, 30 mil anos de castigo foi muito pouco!

Fica a dica e o alerta: ao limpar um terreno faça bem feito! Enxada em punho e mãos a obra!

Related Posts with Thumbnails
Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook
  • http://twitter.com/jperre/status/22048695668 João Paulo

    RT @essetalmeioamb_: 1 2 3 e fogo! http://goo.gl/fb/dJzkv

  • http://twitter.com/jperre/status/22048778241 João Paulo

    RT @essetalmeioamb_: No blog: 1, 2, 3 e fogo! http://migre.me/17cTy

  • http://twitter.com/jperre/status/22135266711 João Paulo
  • http://twitter.com/rayinthesky_/status/22149868472 Rayane Araujo

    Fica a dica e o alerta: ao limpar um terreno faça bem feito! Enxada em punho e mãos a obra! http://essetalmeioambiente.com/?p=2699

  • http://twitter.com/mapaecorede/status/22164189364 Censo das Eco Redes

    RT @lisduarte: RT @mapaecorede: 1, 2, 3 e fogo! http://bit.ly/aPG2Kd via @essetalmeioamb_

  • http://twitter.com/jperre/status/22220496717 João Paulo

    RT @essetalmeioamb_: Ao limpar um terreno faça bem feito! Enxada em punho e mãos a obra! http://migre.me/17d0N

  • http://twitter.com/thiagocaribe/status/22261014735 Thiago Caribé

    1, 2, 3 e fogo! : http://tinyurl.com/32kacwn

  • http://arpuroparaomundo.blogspot.com/ Gilberto Camargo

    Leitura agradável, mas é infelizmente mais uma que não trará solução alguma.

    Como todos sabemos, todo a causa do assunto exposto neste post, tem um único culpado, o “homem” que se diz racional, mas o meu parecer é o animal mais irracional que existe na face da Terra.

    O fogo é sim essencial para o dia a dia, da humanidade, desde que usado com responsabilidade.

    A ganância dos homens, irá destruir rapidamente o que resta de meio ambiente no mundo.

    Siga meu pensamento, o sol (fogo) é primordial para a natureza se reestabelecer, se recuperar, mas em vez de benefícios, ele se tornará o grande vilão da natureza, se olharmos para a natureza ela não está mais se revigorando com certa rapidez, e daqui num futuro próximo, o sol impedirá a natureza de se recompor, pois escassez de chuvas, dias quentes, temperaturas quentes queimam a vegetação nova, as mudas de arvores entre outras coisas e tudo isso para alguns seres “racionais” se enriquecerem cada vez mais abrindo pastos e campos para plantio.

    Estamos perto do caos, quem viver verá, dinheiro perderá valor, pois a maioria esmagadora precisa se alimentar, se continuar nesse ritmo a soja não brotará, os pastos secaram e o gado morrerá por não ter alimento suficiente.

    Vejo vários Blogs, que abordam esse tema, mas vejo também que nada está adiantando, medidas radicais precisam ser tomadas para revertermos essa situação.

    abraço